top of page

Sobre nós

O MUMBRA corpomóvel é um coletivo de quatro artistas mulheres que nasceu entre 2014 e 2015 com o propósito de desenvolver trabalhos de pesquisa e criação em Artes Cênicas, tendo como mote central a investigação sobre os possíveis diálogos entre as linguagens da dança e teatro.

Compreendendo que as fronteiras entre artes da cena se tornam cada vez mais fluídas, o grupo busca investigar praticamente como se dá este hibridismo de linguagens e quais são as múltiplas possibilidades expressivas que ele gera.

No primeiro semestre de 2015 o grupo organizou a Ocupação "Corpo em Destaque" na SUB Galeria na cidade de São Paulo e em Agosto do mesmo ano, realizou a temporada de estréia do espetáculo Intempéries: Ruminações sobre Pertencer, na Sala Alfredo Mesquita no Teatro Laboratório da USP. Logo após sua estadia no Teatro Laboratório, no segundo semestre de 2015, o coletivo participou do projeto de Residência Artística do Espaço Maquinaria na cidade de São Paulo e, contemplado pelo edital PROAC Primeiras Obras de Dança 2015 do Governo do Estado de São Paulo, iniciou a remontagem do espetáculo Intempéries: Ruminações sobre Pertencer. Com este projeto o coletivo teve a oportunidade de apresentar sua primeira peça em diversos equipamentos culturais da cidade e em Agosto de 2016 estrear seu segundo trabalho PÓ, com temporada no CRDSP (Centro de Referência da Dança de São Paulo) e Espaço Maquinaria.

Ainda no primeiro semestre de 2016 o grupo realizou a performance Cadê o Dono do Sorvete? nos SESCs Interlagos (SP) e Ramos (RJ) e apresentações do espetáculo Intempéries: Ruminações sobre Pertencer no SESC Ipiranga (SP). Em Outubro de 2016 o grupo desenvolveu um projeto de Residência no SESC Santana, com o qual pode dar continuidade ao processo criativo de PÓ, que voltou a ser apresentado em Dezembro de 2016 na FUNARTE-SP.

Entre 2017, nos meses de Março e Abril, o grupo apresentou o espetáculo PÓ no SESC Ipiranga e Intempéries: Ruminações sobre Pertencer no SESC Itaquera. Também participou da 12a edição da mostra ABCDança com a intervenção Cadê o Dono do Sorvete? e da feira Fashion Revolution Week 2017 com a intervenção performática Corpo de Costura. Recentemente, o coletivo também coreografou e atuou no videoclipe musical FULORÁ de Jurema Paes.

Além das quatro integrantes, o núcleo também conta com a parceria de outros artistas para a criação dos seus trabalhos: Tiê Campos na concepção e criação das trilhas sonoras, Giuliana Cerchiari na concepção e operação de luz, Afonso Costa, na assistência de produção e Michel Igielka e Marcelo Carreño nos registros fotográficos e audiovisuais.  

bottom of page